Testosterona Influencia no Corpo e no Comportamento Masculino?

testosteronaTodo mundo já escutou que os hormônios afetam o comportamento feminino, não é mesmo? Pois, saiba que os hormônios também são responsáveis por mudanças no comportamento masculino. A Testosterona que é o principal hormônio encontrado nos homens tem influencia sobre o comportamento, o seu desempenho sexual assim como a atribuição de características físicas dentre as quais estão o aparecimento de barba, voz grossa e músculos.

Esteja Atento 

Os homens precisa estar bastante atento as variações das quantidades de hormônio em seu corpo devido ao fato de que essas mudanças podem ser responsáveis por problemas bastante sérios. Dessa forma ao menor sinal de problema é necessário ir a um médico para que ele possa recomendar o tratamento adequado. Saiba abaixo quais são os principais problemas que as oscilações nas dosagens desse hormônio podem acarretar.

Mais Agressividade 

Se o organismo apresenta nível superfisiológico (acima do normal) de testosterona é natural que a agressividade seja elevada. O hormônio tem ação direta no sistema nervoso masculino. Existem mudanças perceptíveis no humor e comportamento do homem que apresenta esses níveis elevados. Contudo, deve ficar claro que essa agressividade não significa ações violentas, sendo assim bater em alguém não pode ser justificado por estar com doses altas de Testosterona.

Calvície – Resultado da Di-hidrostestosterona 

Muitas pessoas acreditam que o excesso de Testosterona no organismo é responsável pelo processo de queda capilar que resulta na calvície, no entanto, não é bem esse o caso. O que acarreta na queda de cabelo é a di-hidrostestosterona que é uma transformação da Testosterona que está presente na corrente sanguínea.

Os calvos apresentam em seu couro cabeludo uma grande quantidade de enzimas que são capazes de transformar Testosterona em Diirostestosterona que agem diretamente no folículo capilar. Quem apresenta o problema de queda capilar deve procurar um médico para começar um tratamento.

Massa Muscular 

Quando os meninos chegam aos 12 anos de idade começa o desenvolvimento dos testículos o que faz com que haja o aumento da quantidade de Testosterona circulante no corpo de maneira que a sua massa muscular aumenta consideravelmente. Exatamente por isso que os meninos nessa idade são mais fortes que as meninas.  Entenda mais sobre o que é testosterona clicando no link.

O pico da produção de Testosterona e aumento da massa muscular acontece entre os 20 e 30 anos. Na terceira idade é normal que ocorra uma queda da produção desse hormônio de maneira que o homem passa a ter menos massa. Alguns médicos geriatras recomendam que seus pacientes façam tratamento com medicamentos com Testosterona.